segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Homem Que Calculava - Malba Tahan - Os 35 camelos - Peça de Teatro


Trechos da peça "O Homem que Calculava" do Grupo Theatralha & Cia



O Homem Que Calculava - Malba Tahan - Peça de Teatro


Trechos da peça "O Homem que Calculava" do Grupo Theatralha & Cia 



Números Lógicos nº07 - Revista


Números Lógicos é uma revista que oferece momentos de concentração e criatividade através de conhecimentos de matemática. Busca, basicamente, propiciar entretenimento e lazer de forma interessante e agradável.
Mais informações no site:
www. numeroslogicos.com .br





Revista Nova Escola - Edição Especial Matemática


A matemática sempre foi uma das disciplinas mais temidas nas escolas. Felizmente, muitos professores e pesquisadores têm se dedicado a estudar como as crianças aprendem esses conceitos - que são essenciais para a vida.

Nesta edição especial você encontra as mais recentes novidades nessa área.

Conteúdo:

pág. 08 - Entrevista: Patricia Sadovsky - pesquisadora argentina afirma que docentes precisam conhecer o raciocínio dos alunos.

pág. 11 - Siatema de Numeração - usar números em diferentes contextos leva as crianças a entender o sistema decimal.

pág. 23 - Cálculo Mental - conta de cabeça não é chute! Explore a estratégia antes de ensinar conta armada.

pág. 35 - Campo Aditivo - adição e subtração são operações irmãs e devem ser trabalhadas ao mesmo tempo.

pág. 47 - Campo Multiplicativo - divisão e multiplicação podem estar no currículo desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.





Aprendendo Tabuada - Revista


Aprenda de uma maneira simples as operações fundamentais da Matemática.

Conteúdo:
-Adição;
- Subtração;
-Divisão;
-Multiplicação;
-Porcentagem;
-Raiz Quadrada;
-Regra de Três
e muito mais!





História da Educação no Brasil - Livro


Esse livro traz uma a história da educação no Brasil de 1500 a 2003 com conteúdo extraído do site: Pedagogia em Foco (http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb12.htm)
e modificado por Luiz Francisco Batista Sampaio





Introdução a Teoria dos Números


O livro é uma introdução à Teoria dos Números, escrita em linguagem acessível a alunos a partir do segundo ano de graduação. Vários resultados importantes são precedidos de exemplos com o objetivo de ilustrar as idéias utilizadas nas demonstrações. Além dos problemas propostos há um significativo número de problemas resolvidos. para alguns importantes teoremas são apresentados, também, demonstrações combinatórias.
José Plínio de Oliveira Santos, é bacharel e mestre pela Unicamp, e doutor pela Pennsylvania State University. Trabalha desde 1976 no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, tendo chefiado o Departamento de Matemática aplicada entre 1994 e 1998. É co-autor do livro "Introdução à Análise Combinatória".





Espaços Métricos e Introdução à Topologia - Hygino H. Domingues


A bibliografia matemática brasileira é, de um modo geral, bastante limitada no aspecto quantitativo, no que se refere à topologia, em particular, acreditamos que esse estado de coisas é relativamente mais acentuado, inclusive pelo fato de não se tratar de uma diciplina obrigatória em nenhum de nosos curriculos mínimos.
Contudo seu valor matemático instrínseco, suas ligações com outras partes da matemática, além de suas múltiplas aplicações, são indubitáveis, a justificar talvez até sua inclusão nas licenciaturas em matemática.
A bibliografia matemática brasileira é, de um modo geral, bastante limitada no aspecto quantitativo, no que se refere à topologia, em particular, acreditamos que esse estado de coisas é relativamente mais acentuado, inclusive pelo fato de não se tratar de uma diciplina obrigatória em nenhum de nosos curriculos mínimos.
Contudo seu valor matemático instrínseco, suas ligações com outras partes da matemática, além de suas múltiplas aplicações, são indubitáveis, a justificar talvez até sua inclusão nas licenciaturas em matemática.






Método de Indução Matemática - I. S. Sominski


Indução Matemática é um método de prova matemática usado para demonstrar a verdade de um número infinito de proposições.

A forma mais simples e mais comum de indução matemática prova que um enunciado vale para todos os números naturais n e consiste de dois passos:

1. A base: mostrar que o enunciado vale para n = 1.
2. O passo indutivo: mostrar que, se o enunciado vale para n = k, então o mesmo enunciado vale para n = k + 1.

Esse método funciona provando que o enunciado é verdadeiro para um valor inicial, e então provando que o processo usado para ir de um valor para o próximo é valido. Se ambas as coisas são provadas, então qualquer valor pode ser obtido através da repetição desse processo.






sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Meu Nome é Rádio - Filme


Sinopse: Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem “lento”, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma “brincadeira” de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.





domingo, 23 de outubro de 2011

Another Brick In The Wall - Pink Floyd (Videoclipe)


Clássico do Rock, da Banda Pink Floyd fala como os professores podem afetar negativamente a vida das crianças quando não se ensina de maneira adequada e não as trata da maneira correta.




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nenhum a menos - Filme


Sinopse:
As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos do professor ela vai atrás do aluno.





Conrack - Filme


Sinopse: Ilha de Yamacraw, Carolina do Sul, março de 1969. O branco Pat Conroy (Jon Voight), que no passado fora racista, chega para ser professor numa escola que tem como alunos crianças negras pobres. Na verdade toda a ilha é habitada por negros pobres, com exceção de um comerciante, que tem um pequeno negócio. A sra. Scott (Madge Sinclair), a diretora da "escola" - que é pouco mais de uma cabana - só o chama de Patroy e seus alunos de Conrack não conseguem dizer Conroy, pois no isolamento criaram seu idioma. Eles são analfabetos, não conseguem contar e nem sabem em qual país vivem. Pat tenta trazer uma educação de melhor nível, mas o primeiro obstáculo é a sra. Scott, pois chama os alunos de lentos e preguiçosos, acabando com a auto-estima deles. Além disto, ela crê que a única forma de educá-los é no chicote. Pat responde jogando fora o livro de regras e lições pedagógicas. Os estudantes respondem avidamente quando ele toca música clássica, lhes mostra filmes, lhes ensina a nadar e explica a importância de escovar os dentes. Porém o chefe de Pat, o sr. Skeffington (Hume Cronyn), que mora numa cidade próxima, está insatisfeito com os métodos de Pat, que não tem medo de dizer que racismo é em grande parte culpado pela negligência dos estudantes.





Desafiando Gigantes - Filme


Sinopse: Em seis anos à frente do time de futebol americano Shiloh Eagles, o treinador Grant Taylor nunca levou a sua equipe às finais. O fracasso invade a sua casa, quando descobre que não pode ter filhos com a esposa. Ao mesmo tempo, Grant descobre que pode ser demitido. É quando ele ora a Deus e recebe a mensagem de um visitante inesperado. Nesse instante, o treinador irá desafiar tudo e todos, a fim de provar que Deus lhe deu coragem…






quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sólidos de Platão - Video


Video aula sobre os sólidos de Platão.





Equações Diferenciais Parciais: Uma Introdução - Reginaldo J. Santos


Este é um texto para uma disciplina introdutória sobre Equações Diferenciais Parciais e Transformada de Fourier para alunos da área de Ciências Exatas. Pode ser considerado um texto alternativo aos livros Boyce-DiPrima para a parte de Equações Diferenciais Parciais e Valéria Iório para a parte de Transformada de Fourier, sendo nos dois casos mais objetivo e mais elementar. Entretanto aqui estão apresentadas provas elementares de resultados como o teorema sobre convergência pontual da série de Fourier, derivação e limites de séries de funções. O conteúdo corresponde ao programa da disciplina 'Equações Diferenciais B' que é ministrado para os alunos da área de ciências exatas na Universidade Federal de Minas Gerais.





Tópicos de Equações Diferenciais - Reginaldo J. Santos


Este é um texto alternativo ao excelente livro Boyce-DiPrima para uma disciplina introdutória sobre Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais para alunos da área de Ciências Exatas, sendo mais objetivo e mais elementar. Entretanto aqui estão apresentadas provas elementares de resultados como os teoremas de existência e unicidade para equações diferenciais e para sistemas de equações diferenciais, o teorema sobre a existência de soluções em série de potências para equações lineares de 2a. ordem, a injetividade da transformada de Laplace, o teorema sobre convergência pontual da série de Fourier e outros. O conteúdo corresponde ao programa da disciplina 'Equações Diferenciais C' que é ministrado para os alunos da área de ciências exatas na Universidade Federal de Minas Gerais. 






Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias - Reginaldo J. Santos


Este é um texto alternativo ao excelente livro Boyce-DiPrima para a parte de equações diferenciais ordinárias, sendo mais objetivo e mais elementar. Entretanto aqui estão apresentadas provas elementares de resultados como os teoremas de existência e unicidade para equações diferenciais e para sistemas de equações diferenciais além do teorema sobre a existência de soluções em série de potências para equações lineares de 2a. ordem e a injetividade da transformada de Laplace. O seu conteúdo corresponde ao programa da disciplina 'Equações Diferenciais A' que é ministrada para os alunos da área de ciências exatas na Universidade Federal de Minas Gerais. 






Introdução à Álgebra Linear - Reginaldo J. Santos


Faz um estudo mínimo de retas e planos usando matrizes e vetores no espaço para que possam ser usados nos exemplos de subespaços de Rn. Os vetores no Rn são introduzidos como uma generalização de vetores no plano e no espaço. Contém como aplicações: cadeias de Markov, criptografia, problema de quadrados mínimos e identificação de cônicas.





Matrizes Vetores e Geometria Analítica - Reginaldo J. Santos


Estudo de Geometria Analítica no plano e no espaço usando matrizes e vetores.





Álgebra Linear e Aplicações - Reginaldo J. Santos


Um estudo de Álgebra Linear com ênfase em exemplos e aplicações como funções de matrizes, sistemas de equações diferenciais, séries de Fourier, splines, decomposição em frações parciais, matriz jacobiana, polinômios de Legendre, etc.





Exatas Matemática Handbook – Fernando H. Ferraz


Esse livro é um resumo da matéria de matemática do Ensino Médio feito por Fernando H. Ferraz, como forma de estudar para o vestibular. Como ele seguiu num curso de exatas, acabou que este pequeno livro foi útil durante todos os anos de faculdade: o formato pequeno lhe permite levá-lo sempre junto com o material e tem vários resultados úteis de trigonometria, progressões, geometria espacial, que vez ou outra acabam sendo utilizados em matérias como Cálculo e Física.





Aritmética de Baldor


"Aritmética" cubano Aurelio Baldor professor (1906-1978) é um texto destinado a escola secundária. Este texto é mais conhecido como "aritmética" de Baldor, se espalhou por toda a América Latina, que tem sido utilizado por três gerações de estudantes desde o seu lançamento em 1940. Muitos acreditam que o texto da Baldor é o livro mais consultado em escolas e faculdades nos Estados Unidos, ainda mais do que Don Quixote de Miguel de Cervantes.

Baixar Livro:

Baixar Soluções:




Álgebra de Baldor - Livro


É um dos mais vistos nas prateleiras das livrarias da América Latina. Cada capítulo do livro começou com a imagem e breve biografia de um estudioso da matemática (Pitágoras, Arquimedes, etc) .. Então veio a teoria e, finalmente, um monte de exercícios com diferentes graus de dificuldade. Não havia nenhum ramo da álgebra que este livro não explica com clareza e abrangência.

Baixar Livro:

Baixar Soluções:




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curso de Desenho Geométrico - Affonso Rocha Giongo


O Desenho Geométrico tem por finalidade representar as figuras planas e resolver, com a régua e o compasso, os problemas da Geometria Plana. Este é o propósito deste livro, pioneiro no gênero e que apresenta no seu final, problemas apresentados nos exames vestibulares às escolas de Engenharia de então.





Desenho Geométrico - Marmo


O Desenho Geométrico apesar de ser estudado separadamente, alia-se às geometrias diversas, arquitetura, engenharias, design e arte. A prática do desenho Geométrico baseada na lógica, significa um grande ganho em outras áreas do conhecimento, permitindo novas descobertas. As grandes Tecnologias contemporâneas se firmam nesse tempo, também graças ao estudo de formas Geométricas.








Desenho Geométrico - Putnoki

 

A porposta básica deste trabalho é a integração do desenho geométrico à geometria. Essa integração visa explorar o grande valor pedagógico dos instrumentos de desenho, que, além de contribuírem para aguçar o sentido de organização e a criatividade do estudante, permitem trabalhar concretamente as idéias abstratas que dão suporte à geometria. 







Números - Uma Introdução a Matemática - Cesar Polcino Milies


O livro apresenta a teoria dos números inteiros e mostra como o conjunto dos números racionais se constrói a partir destes. Contém também uma apresentação da axiomática de Peano para os números naturais. O texto inclui diversas referências históricas que informam sobre a motivação e a relevância dos temas tratados. Inclui numerosos exemplos e uma coleção de exercícios resolvidos.






terça-feira, 18 de outubro de 2011

Matemática - J. R. Dante Vol.3


Uma coleção completa e atualizada, que abrange todo o programa exigido para o ingresso nos cursos superiores, criada pelo renomado professor Luiz Roberto Dante.Compreensão e aplicação: leva o aluno a compreender e atribuir significado ao que está aprendendo, aplicando os conceitos a situações-problema.Integração: procura promover a integração entre os principais eixos temáticos.Contextualização: em geral, a introdução de novos conceitos é feita por meio de situações-problema contextualizadas. Interdisciplinaridade: em muitas atividades procura-se trabalhar de modo interdisciplinar com os outros componentes curriculares.

Trabalhando com raciocínio (seção Para refletir): chama a atenção do aluno para refletir, constatar, descobrir ou provar algo. Exercícios resolvidos: exemplificam várias estratégias de solução de problemas. Exercícios propostos: grande variedade e quantidade de exercícios e problemas, para o aluno consolidar e aprofundar seus conhecimentos. Exercícios e testes de revisão: no final de cada capítulo há uma seção de exercícios e testes para o aluno revisar o conteúdo aprendido. Testes finais: 200 testes de vestibular e do Enem no final dos volumes 1 e 2, mais 300 testes de vestibular e do Enem no volume 3.





PRÉ - CÁLCULO / Demana, Franklin / Waits, Bert K. / Foley, Gregory D


Com o objetivo de garantir o sucesso do estudante no estudo de cálculo, Pré-cálculo coloca-o novamente em contato com os temas fundamentais da matemática - como funções e equações de primeiro e segundo graus -, testando e reforçando seus conhecimentos e preparando-o para o estudo das derivadas, das integrais e de outros tópicos de cálculo. Baseada nas necessidades dos estudantes brasileiros, esta obra possui técnicas didáticas que mostram ao estudante as situações nas quais poderá utilizar as matérias estudadas, o que fortalece o processo de ensino e aprendizagem. Mesclando a teoria com exemplos, problemas resolvidos, destaques ao longo de todo o texto e seções de exercícios ao final de cada capítulo (a maioria com resposta), o livro equilibra os métodos algébrico, numérico, gráfico e verbal na resolução de problemas, partindo de uma abordagem que segue quatro etapas: o entendimento do problema, o desenvolvimento do modelo matemático, a resolução por meio do modelo escolhido e a interpretação da solução. Estruturado de modo a se tornar mais desafiador a cada capítulo, Pré-cálculo apresenta, em seu último capítulo, os conceitos básicos do cálculo, preparando os estudantes dos cursos de administração, economia e ciências contábeis - entre outros cursos das áreas humanas e exatas - para iniciar seus estudos de cálculo com muito mais facilidade.





Pré-Cálculo - Paulo Boulos - Livro


O objetivo deste livro é suprir o aluno, de uma maneira rápida e objetiva, de tópicos que ele deve ter como pré-requisito para os cursos básicos de terceiro grau que requerem matemática.
A estratégia é passar as informações básicas de uma maneira amigável, usando uma linguagem coloquial, com a finalidade de apresentar uma leitura que seja agradável ao estudante. Além disso, avisos e observações sobre possíveis erros revelam uma preocupação de ordem didática do autor, que permeia seus escritos.
Nesse sentido, a freqüência de certos erros por parte de estudantes levou-o a i cluir um parágrafo intitulado''Alguns Erros a Serem Evitados''. Os exercícios foram distribuídos ao longo do texto, em geral depois de um exemplo, com o objetivo de guiar o leitor e de fazê-lo verificar se entendeu o tema exposto. Uma lista de exercícios suplementares é apresentada ao final.







segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nature by numbers (Natureza por números)


O vídeo ilustra como os números estão presentes na natureza pela sequencia de Fibonacci. 




Fundamentos de Aritmética - Hygino H. Domingues


A obra focaliza, entre outros tópicos, a origem da idéia do número e os primeiros sistemas de numeração. A mostra que a teoria dos números possui uma grande importância histórica. De fato, segundo o autor, suas origens remontam à escola pitagórica, na qual a Matemática começou a ganhar a sua feição atual. Hugueros lembra que Elementos, de Euclides, a mais antiga obra matemática de caráter dedutivo a se preservar até nossos dias, dedica três dos seus trezes livros ao assunto. Com a pretensão da auto-suficiência, a obra focaliza, entre outros tópicos, a origem da idéia do número, os primeiros sistemas de numeração, o surgimento da teoria dos números propriamente dita, o conceito de congruência, a representação decimal dos números racionais e irracionais e parte do corpo de números complexos.






domingo, 16 de outubro de 2011

Vida Maria - Vídeo em versão completa


O filme mostra a história do que se mais vê aqui no interior do nordeste, onde vemos crianças que tem sua infância interrompida muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida aos poucos recursos e a más condições. A Maria que aparece no filme mostra satisfação no que faz, em apenas escrever seu primeiro nome a princípio, o momento em que sua mãe lhe chama a atenção, é tirada, não só a atenção como seu futuro de ser uma pessoa diferente que sua mãe, que não tem uma visão do futuro, querendo dar a filha a mesma criação que teve. O objetivo do curta é mostra que devemos dar sempre mais que tivemos pros demais, para tentar construir um futuro que não tivemos, e estar sempre a procura do melhor e não se acomodar naquilo que vivemos. 




Vestibulando Digital - Matemática - Probabilidade, Cálculo e Outros.


Nesta série Vestibulando Digital – Matemática 03 temos em 16 aulas os principais temas relacionados a Probabilidade e Cálculos que mais caem em Matemática nos Vestibulares e concursos públicos do país. Enzo Carvalho Gonçalves, graduado em Engenharia, professor de Matemática há 14 anos em escolas de Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares, e Paulo Sérgio Hofmann Cini, bacharel e licenciado em Matemática, também professor há 15 anos em escolas de Ensino Médio e Cursos pré-vestibulares são especialistas convidados para ministrar as aulas.

Aulas No Arquivo:

1.Análise Combinatória – Fatoração
2.Análise Combinatória – Binômio de Newton
3.Probabilidade I
4.Probabilidade II
5.Média Aritmética
6.Grandezas Proporcionais
7.Regras de Três: Simples e Composta
8.Juros
9.Conjuntos Numéricos
10.Números Complexos
11.Função Polinomial
12.Polinômios
13.Equações Algébricas
14.Determinantes
15.Sistemas Lineares
16.Análise Dimensional

Nome: Vestibulando Digital – Matemática 03 – Probabilidade, Cálculo e outros.

Tamanho: 1.15 Gb

Formato: RAR

O arquivo foi dividido em 3 partes para facilitar o download, podem fazer o download nos links abaixo,  após baixar é só descompactar os arquivos com Winzip/Winrar.





Ou baixar aula por aula: 

Vestibulando Digital - Matemática - Geometria e Trigonometria


Nesta série Vestibulando Digital – Matemática 03 temos em 16 aulas os principais temas relacionados a Geometria e Trigonometria que mais caem em Matemática nos Vestibulares e concursos públicos do país. Enzo Carvalho Gonçalves, graduado em Engenharia, professor de Matemática há 14 anos em escolas de Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares, e Paulo Sérgio Hofmann Cini, bacharel e licenciado em Matemática, também professor há 15 anos em escolas de Ensino Médio e Cursos pré-vestibulares são especialistas convidados para ministrar as aulas.

Aulas No Arquivo:

1.Geometria Plana
2.Geometria Plana II: Relações Angulares em Triângulos
3.Polígonos e Quadriláteros Notáveis
4.Teorema de Tales, Semelhança de Triângulos e Teorema de Pitágoras.
5.Lugares Geométricos
6.Áreas de Figuras Planas
7.Relações Trigonométricas nos Triângulos e Retângulos
8.Funções Trigonométricas no ciclo Trigonométrico I
9.Funções Trigonométricas no ciclo Trigonométrico II
10.Arcos
11.Relações Trigonométricas nos Triângulos Quaisquer
12.Circunferência
13.Crônicas
14.Primas e Cilindros
15.Pirâmides
16.Cones e Troncos
17.Esfera e partes
18.Feometria

Nome: Vestibulando Digital – Matemática 02 –  Geometria e Trigonometria

Tamanho: 1.27 Gb

Formato: RAR

O arquivo foi dividido em 3 partes para facilitar o download, podem fazer o download nos links abaixo,  após baixar é só descompactar os arquivos com Winzip/Winrar.









Vestibulando Digital - Matemática - Operações, Álgebras, Matrizes e Geometria.


Nesta série do “Vestibulando Digital – Matematica 01″ você vai acompanhar em 21 aulas os principais temas relacionados a operações, álgebra, matrizes e geometria que mais caem em Matemática nos Vestibulares e Concursos Públicos do país. Os professores de Matemática Enzo Carvalho Gonçalves e Paulo Sergio Hofmann Cini são os especialistas convidados para dar estas aulas. Enzo Carvalho Gonçalves é graduado em Engenharia, professor há 14 anos, com experiência no ensino de Matemática para alunos do ensino médio, curso pré-vestibular e ensino superior. Paulo Sergio Hofmann Cini é bacharel e licenciado em Matemática, professor há 15 anos, com experiência no ensino de Matemática para alunos do ensino médio e curso pré-vestibular.

Aulas No Arquivo:

1. Potenciação
2. Radiciação
3. Fatoração
4. Conjuntos
5. Funções
6. Propriedades das Funções
7. Funções do 1º e 2º Graus
8. Inequações do 1º e 2º Graus
9. Vértice da parábola
10. Função Exponencial e Logaritmos
11. Função Logarítmica
12. Módulo em um número real
13. Progressão Aritmética
14. Progressão Aritmética II
15. Progressão Geométrica
16. Progressão Geométrica II
17. Matrizes
18. Matrizes e determinantes
19. Geometria analítica
20. Equação da reta
21. Estudo da reta

Nome: Vestibulando Digital – Matematica 01 -  Operações, Algebra, Matrizes e Geometria

Tamanho: 1.3 Gb

Formato: RAR

O arquivo foi dividido em 3 partes para facilitar o download, podem fazer o download nos links abaixo,  após baixar é só descompactar os arquivos com Winzip/Winrar.








sábado, 15 de outubro de 2011

O que é Matemática - Vídeo






História da Matemática - Vídeo Resumido


Trabalho de matemática falando resumidamente sobre a história da matemática




Introdução à História da Matemática - Howard Eves


SINOPSE: Nesta obra clássica, Howard Eves narra a história da matemática desde a Antiguidade até os tempos modernos. Este livro é um verdadeiro curso de matemática, detendo-se no exame de obras importantes — sem se limitar às pequenas histórias, notas biográficas e amenidades. Alguns capítulos são introduzidos por panoramas culturais da época abordada. Uma das obras mais completas da área da história da matemática, pode ser utilizada por estudantes e professores tanto de matemática quanto de história ou educação.







História da Matemática - Carl B. Boyer


"História da Matemática" apresenta um quadro vívido da relação da humanidade com os números. Atualizada e expandida, oferece agora uma cobertura ampliada dos progressos do século vinte, em probabilidades e computadores, e referências atualizadas para outras leituras. Um aspecto de interesse para todo leitor é um apêndice contendo uma tabela cronológica extensa dos desenvolvimentos matemáticos e história em geral. 





Lógica e Algebra de Boole - Jacob Daghlian


O livro resultou de intensa pesquisa e da experiência de magistério do autor. Por isso, sua forma agradável de apresentar o conteúdo programático: em vez de uma abordagem orientada para o conhecimento da matemática pura, abstrata, o autor optou pela apresentação de um sistema algébrico que representou importante passo no desenvolvimento da eletrônica, computação, pneumática e outras aplicações que envolvem até a Pesquisa Operacional.





O Último Teorema de Fermat - Simon Singh


O Último Teorema de Fermat, como ficou conhecido, tornou-se o santo graal da matemática. Vidas inteiras foram devotadas- e até mesmo sacrificadas- à busca de uma demonstração para um problema aparentemente simples. Várias pessoas tentaram demonstrá-lo mais não conseguiram até que surgiu, um professor de Princeton, Andrew Wiles, que sonhava em demonstrar o Último Teorema de Fermat desde que o vira pela primeira vez, ainda menino, ba biblioteca de sua cidade. Com medo da sucessão de fracassos de seus antecessores, durante sete anos publicou artigos sobre outros assuntos, de modo a despistar os colegas, enquanto trabalhava em sua obsessão. Em 1993, passados 356 anos desde o desafio de Fermat, Wiles assombrou o mundo ao anunciar a demonstração. Mas sua luta ainda não tinha terminado. Um erro o fez voltar às pesquisas por mais quatorze meses, até que em 1995 ele ganhou as páginas de jornais do mundo inteiro e 50 mil libras da Fundação Wolfskehl. 'O Último Teorema de Fermat' é a história da busca épica para resolver o maior problema de matemática de todos os tempos.





A Path to Modern Mathematics - W.W.Sawyer


Na década de 60, a Pelican Books publicou uma série chamada Introducing Mathematics, composta por livros de bolso escritos pelo fantástico matemático W. W. Sawyer. O volume 4, intitulado A Path to Modern Mathematics, foi publicado em 1966, e é uma das mais brilhantes introduções à Álgebra Linear já vistas.






sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Magia dos Números no Universo - Robert Osserman -Livro


 Sinopse: Uma visão do planeta e do cosmo sob a ótica da matemática, da física e da astronomia. Explica para o leigo as relações matemáticas que permitem entender o mundo, como a confecção de mapas, cálculos de distâncias, as deduções por trás das grandes descobertas, o pensamento matemático no dia-a-dia.





A Magia dos Números -Paul Karlson - Livro


Na década de 60, a Editora Globo, de Porto Alegre, publicou A Magia dos Números, uma tradução do original em alemão escrito por Paul Karlson, e que, ainda hoje, é tido como um dos clássicos da divulgação matemática. Em cerca de 600 páginas, Karson usa a história da Matemática como bússola em sua jornada desde a aritmética até o cálculo diferencial e integral. O que destaca A Magia dos Números não é apenas a linguagem informal e muitas vezes mordaz do autor, mas principalmente o grau de detalhismo que Karlson concedeu aos inúmeros assuntos que compõem seu livro, algo bastante raro em obras de divulgação científica. As demonstrações , por exemplo, não são simplesmente mencionadas, mas feitas passo a passo, sempre com excelentes comentários. Graças a isso, embora A Magia dos Números seja um livro de divulgação matemática, ele consegue a admirável proeza de ser, em vários momentos, mais eficiente do que a grande maioria dos livros didáticos publicados no Brasil. Paul Karlson já era famoso pelo sucesso que obteve com outro livro de divulgação científica, Nós e a Natureza (sobre Física, também publicado no Brasil). Contudo, em 1945, o autor foi dado como desaparecido, durante a 2ª Guerra Mundial, e o livro A Magia dos Números precisou ser terminado por Friedrich Bauer. Infelizmente, a Editora Globo não o publica há muitos anos.