Sinopse
A proposta desta obra é "a adoção de uma nova postura educacional que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem". Após fazer considerações de caráter geral, abordando aspectos da cognição, da natureza da matemática e questões teóricas da educação, o autor discute inovações na prática docente, propondo reflexões sobre a matemática.
Sumário
INTRODUÇÃO
1. O CONHECIMENTO: SUA GERAÇÃO, SUA ORGANIZAÇÃO INTELECTUAL E SOCIAL E SUA DIFUSÃO
Origem e aquisição de conhecimento
Realidade e ação
Comunicação
Geração, organização e difusão do conhecimento
Relações intra e interculturais e multiculturalismo
2. UMA BREVE INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA E À SUA HISTÓRIA
Por que a história da matemática no ensino?
Sobre a natureza da matemática e seu ensino
Um escorço da história da matemática ocidental até o início da Idade Média
A Idade Média e o Islão
A matemática ocidental a partir dos descobrimentos e do Renascimento
Do cálculo à industrialização e o século XX
A matemática e seu ensino no Brasil
O futuro
3. EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O problema com modelos classificatórios e avaliação em geral
O que é educação?
Uma definição de currículo
Proposta de um modelo de avaliação
4. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E UM NOVO PAPEL PARA O PROFESSOR
A sociedade do conhecimento e a pesquisa
O que faz um bom professor
Pondo em prática uma nova conceituação de currículo
5. A PRÁTICA NA SALA DE AULA
O que é pesquisa?
Matemática experimental, modelos e projetos
A pesquisa qualitativa
A sala de aula
6. GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO E ETNOMATEMÁTICA
A educação multicultural e o programa etnomatemática
O processo de globalização
A matemática e a etnomatemática
O problema político
Como conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário